A Empresa

A Companhia Energética Manauara é uma usina termoelétrica, situada em Manaus, no Estado do Amazonas, na Rodovia AM-010 KM-20. A Manauara nasceu do desejo de contribuir para um país mais sustentável e que pudesse proporcionar um crescimento ordenado e constante para um estado duma região rica porém com problemas geográficos que a caracteriza como uma região remota e de difícil acesso. Uma região com logística complicada e com particularidades adversas ao resto do país. Foi do desejo de fomentar desenvolvimento, crescimento, cultura e sustentabilidade que o Grupo Global juntamente com a Petrobrás criaram um sonho que em 2006 tornou-se real aos desejos de um povo chamado MANAUARA, com os seguintes valores:

Comprometimento, Eficiência e Motivação

 

Características Técnicas

 
Produção de energia - A energia elétrica produzida pela Usina é em corrente alternada, na frequência de 60 Hz, 13,8 kV, elevada para 69 kV na subestação elevadora, tendo o ponto de conexão dentro do próprio site. A usina é composta de 5 motores de 17,04 MW cada um perfazendo uma capacidade de 85,2 MW.

Funcionamento da Termelétrica Manauara

O combustível líquido é armazenado em tanques de onde é enviado para a usina e o GN chega através de gasoduto e ambos serão queimados gerando assim uma reação química na câmara de combustão dos motores. Esta queima transforma energia da combustão em força mecânica que por sua vez estando acoplada a um gerador produz energia. Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de distribuição.

10 Anos de parceria Wartsila - CEM